quarta-feira, 27 de maio de 2015

CLASSES DESCENTRALIZADAS DE BASTOS COMEMORAM A SEMANA PAULO FREIRE

Entre os últimos dias 6 (quarta-feira) e 9 (sábado), os estudantes e professores das Classes Descentralizadas de Bastos homenagearam Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, com várias atividades.
Participaram das atividades os alunos e professores dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Além da visita técnica, realizada no dia 9, ao Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, instalado na Avenida Gaspar Ricardo, 757, Centro de Bastos, foram realizadas palestras educativas.
No dia 6, aconteceu a palestra “O uso racional da água”, ministrada pelo professor Alexandre Périco Joaquim. A professora Maria da Penha Secchin Massarotti foi responsável em ministrar a palestra “A história de um grande homem chamado Paulo Freire” no dia 7. Nesta mesma data (07/05) foram ministradas outras duas palestras: “Bullying e Cyberbullying”, pela professora Eliane Fantin Leite, e “Parceria Microsoft e E-mails Institucionais”, pelo professor César Augusto Vitor.

Homenageado

O pernambucano Paulo Freire, que nasceu em 1921 e faleceu em 1997, foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.

Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Paulo Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido - traduzido para 25 idiomas - e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Ao falecer em maio de 1997 na cidade de São Paulo, o educador deixou mais de 40 livros publicados. Em 2012, foi sancionada uma lei federal que declarou Paulo Freire patrono da educação brasileira.

clique na imagem para ampliar